Crédito:📸 Beti Niemeyer
Salvador será palco de uma celebração memorável da arte e da vida com a estreia do monólogo “Não Me Entrego, Não!”, protagonizado por um dos maiores ícones do teatro e do cinema brasileiro: Othon Bastos. Aos 92 anos e com mais de sete décadas de trajetória artística, o ator sobe ao palco pela primeira vez sozinho, em uma experiência íntima, emocionante e repleta de significados.
Com texto e direção de Flávio Marinho, o espetáculo que tem patrocínio da Transpetro através da Lei Rouanet, transforma lembranças e reflexões do próprio Othon em dramaturgia, criando um mosaico de histórias que atravessam sua vida pessoal e artística. De forma sensível e potente, Othon compartilha passagens marcantes de sua carreira — como os clássicos “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Um Grito Parado no Ar” —, além de pensamentos sobre temas universais como amor, política, arte, infância e envelhecimento.
“É um momento único, mesmo: meu primeiro monólogo e sobre a minha própria vida. É uma experiência muito forte eu ter que ser o meu próprio centro em cena”, declara o ator.
Dividido em blocos temáticos, o espetáculo alterna entre memória e reflexão, emoção e lucidez, sempre com a marca da sensibilidade e da elegância de Othon Bastos. A montagem conta ainda com a participação especial de Juliana Medela, que dá vida a uma assistente virtual introduzindo um toque contemporâneo à encenação e criando interações que atualizam e contextualizam os temas abordados.
Mais do que um espetáculo autobiográfico, “Não Me Entrego, Não!” é uma homenagem à persistência, à reinvenção e à força da arte como instrumento de transformação. Um convite generoso de Othon ao público para conhecer não apenas o ator consagrado, mas o ser humano por trás de personagens que marcaram gerações.
“Quero que as pessoas me leiam, que saibam quem sou e como sou”, resume Othon, emocionado.
Memória – A montagem do monólogo Não Me Entrego, Não! ganha um elemento inovador com a participação especial de Juliana Medella, que interpreta uma assistente virtual. Sua presença promove interações instigantes com o protagonista e atualiza os temas abordados na peça. A personagem, híbrida entre o humano e o digital, funciona como um elo entre o passado e o presente, ampliando a dimensão crítica e sensível da obra.
Com sólida trajetória nas artes cênicas, Juliana Medella é diretora de movimento, coreógrafa, atriz e assistente de direção, tendo atuado em importantes espetáculos de teatro, dança e circo. Integrou a Intrépida Trupe por uma década e assinou a direção de movimento em montagens como O Bem Amado, O Pagador de Promessas e Cidade Dormitório. Como intérprete, participou de obras marcantes como O Grande Circo Místico e Zumbi – Um sonho de revolução. Sua versatilidade cênica enriquece a experiência do espetáculo, que marca um momento histórico na carreira de Othon Bastos e na cena teatral brasileira.
SERVIÇO
Espetáculo: Não Me Entrego, Não!
Data: De 21 a 25 de maio de 2025
Horários: Quarta a sábado às 19h30 | Domingo às 18h
Local: Teatro SESC Casa do Comércio – Salvador (BA)
Ingressos: À venda pelo Sympla
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 60 minutos
Instagram: @othonbastosnoteatro
FICHA TÉCNICA
· Elenco: Othon Bastos
· Texto e Direção: Flavio Marinho
· Diretora Assistente e Participação Especial: Juliana Medella
· Direção de Arte: Ronald Teixeira
· Trilha Original: Liliane Secco
· Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
· Programação Visual: Gamba Júnior
· Fotos: Beti Niemeyer
· Consultoria Artística: José Dias
· Assessoria de imprensa (Salvador): Doris Pinheiro – 71 98896-5016
· Assessoria Jurídica: Roberto Silva
· Coordenador de Redes Sociais: Marcus Vinicius de Moraes
· Assistentes de Produção: Gabriela Newlands e Calu Tornaghi
· Administração: Fábio Oliveira
· Desenho de Som e Operação: Vitor Granete
· Making Of: Pietra Baraldi
· Produção Local: Selma Santos
· Direção de Produção: Bianca De Felippes
· Produção Nacional: Gávea Filmes
· Idealização: Marinho d’Oliveira Produções Artísticas
· Realização: Othon Bastos Produções
· Patrocínio: Transpetro
Sobre a Transpetro
Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.
Serviço:
Espetáculo: Não Me Entrego, Não!
Local: Teatro SESC Casa do Comércio – Salvador
Datas: 21 a 25 de maio de 2025
Horários: Quarta a sábado às 19h30 | Domingo às 18h
Ingressos: à venda pelo Sympla
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Instagram: @othonbastosnoteatro