Estudantes da rede pública de Salvador vão receber mochilas recicladas feitas a partir de abadás por meio do projeto Refoliar. A ação, idealizada pelas empresárias Aparecida Queiroz e Vanda Souza, tem como objetivo destinar corretamente os resíduos têxteis e promover a conscientização ambiental.
Até o dia 10 de março, os foliões que curtiram o carnaval podem doar os abadás em urnas personalizadas instaladas em pontos estratégicos como shopping centers e o Salvador Bahia Airport.
Depois de recolhidos, os retalhos e abadás serão levados para um depósito, onde começarão a ganhar forma a partir das mãos de costureiros e costureiras previamente capacitados, gerando postos de trabalho diretos e indiretos.
“Quando promovemos a capacitação desses profissionais geramos trabalho e renda, além da dignidade humana. Com o aprendizado, eles vão ter a possibilidade de trabalhar após o Carnaval e aplicar a técnica em diversos produtos, que passam a ter um valor emocional, não só econômico”, afirma Aparecida Queiroz, com formação em Administração de Empresas e especialização em Sustentabilidade.
Parcerias
O Projeto Refoliar conta com o apoio dos cantores Gilmelândia, Carla Visi e Tatau, além das jornalistas Wanda Chase e Rita Batista. Além disso, diversas empresas apoiam a iniciativa: ATcom – Comunicação Corporativa, Rede Bahia, Sotero Ambiental, Grupo San Sebastian, Salvador Bahia Airport, Quero Abadá, Camarote Viva Bahia, Zoom Imagem, Da Gaveta, Agojie Filmes, Grupo Engenho e Com Inteligência Digital. A realização fica a cargo da Plural, BFV Cultura e Esporte e Focus Projetos.
ALO ALO BAHIA.